Aproximação do tema
Você confia nas propagandas? As propagandas são confiáveis?
O projeto será
desenvolvido de forma expositiva e argumentativa. Tem o intuito de motivar e
desafiar os alunos a perceberem a importância de conhecer melhor o discurso e
as ideologias implícitas nas propagandas e analisar estratégias e recursos da
língua portuguesa utilizados na produção destas.
Reproduzir a interrogação acima “Você confia nas propagandas? As propagandas
são confiáveis? E ouvir o que os alunos dizem.
Apresentação
do projeto
Se possível, passar em slides o tema e
os objetivos deste trabalho.
Tema: “A
leitura de textos do gênero propaganda para a formação leitora competente, para
o desenvolvimento do senso crítico e emancipação intelectual.”
Objetivos:
- Propor estratégias e alternativas de
leitura aos alunos para que se tornem leitores competentes e críticos e capazes
de compreender o que leem. Com especial destaque para
textos de gêneros de circulação na mídia – as propagandas
-
Identificar e caracterizar o gênero propaganda.
-
Perceber as relações de sentido ideológico consumista e os recursos de persuasão
que há no contexto publicitário expressos pelas linguagens verbal e visual.
-
Ampliar conhecimentos quanto à utilização de novas tecnologias de comunicação e
informação, por meio do uso de diversas mídias interativas, como: internet,
manuseio de jornais, revistas, folders, banners, propagandas televisivas...
Atividade oral.
Algumas perguntas
de pré-leitura devem ser aferidas aos alunos partindo da ideia de explorar
o que eles já sabem, conhecem e querem contribuir a respeito do assunto.
- Vocês sabem o que é propaganda? E publicidade?
- Vocês leem, gostam ou não de
propagandas?
- Onde a publicidade pode ser
encontrada?
-
Quais propagandas assistem? Onde?
- Que tipos de propagandas lhe chamam
a atenção? São mais atraentes?
- Que características elas têm em
comum?
- Por que se produz propagandas?
- Você já ouviu falar em propaganda
enganosa? Sabes o que fazer quando isso acontece?
- A propaganda é um texto? Por quê
As respostas deverão ser analisadas e
coordenadas pelo professor que após ouvir e promover a discussão deverá fazer
anotações em folha à parte para comparar as expectativas e subsidiar as
próximas etapas, bem como a avaliação do processo.
Mostras do gênero
Propor
mostras do gênero e selecionar várias propagandas com diversas temáticas: moda,
alimentação, beleza, saúde, bebida, masculinidade, feminilidade, status etc...
a fim de que os alunos depreendam características
do gênero. Apresentar em cartazes, recortes ou slides. A partir das amostras os
alunos terão oportunidade de elencar e reconhecer elementos como conteúdo
temático, estilo e construção composicional do gênero. Propiciar a leitura e análise
silenciosa e individual de cada uma pelos alunos.
Os que desejarem poderão
fazer anotações sobre os elementos básicos identificados nas propagandas, numa
perspectiva ascendente (SOLÉ. 1999), como: Identificação do tema, das cores, do
slogan, da marca, dos recursos
verbais e não verbais... e, simultaneamente a leitura numa perspectiva
descendente (SOLÉ, 1999) na qual poderão inferir seus conhecimentos prévios e o
que compreendeu da propaganda em análise.
Trocando
ideias e aprendendo mais...
1. Os
alunos que desejarem poderão expor suas anotações, socializar de forma
espontânea, com a turma, as leituras individuais que efetuaram. Neste momento o
professor deverá mais ouvir do que
intervir.
2.
Após os alunos socializarem suas observações “leituras” sobre as
propagandas sugeridas, o professor procede a análise individual dos anúncios selecionados.
Para isso, deverá aplicar o embasamento
teórico adquirido no estudo de obras sobre leitura e leitura do texto
publicitário/propagandas, mais o seu conhecimento de mundo aplicando as experiências
vivenciadas em sua prática pedagógica.
Sugere-se considerar os
pressupostos de Vestergaard e Schroder
abordados na fundamentação deste projeto para análise dos textos, como:
-
A
escolha do público - se, homem, mulher, criança... o receptor. Esse texto foi elaborado para
quem? Para que classe social?
-
O
espelho psicológico - (o universo/contexto que está presente no texto é
imaginário ou real?
-
A
utopia do tema - identificar o tema (juventude, sexualidade, beleza,
alimentação, saúde, qualidade de vida, masculinidade, feminilidade..e analisar
a (s) possibilidade (s) de ser algo atingível/possível ou não.
-
Os
recursos visuais, audiovisuais – imagens, cores, luz, foco, palavras escritas
associadas ao logotipo da empresa “X” com o intuito de persuasão do leitor;
-
As
ideologias presentes – perceber o escapismo da realidade “real”, uma fuga daquilo
que não gostamos, não queremos e não temos para uma realidade “imaginária” que
podemos ter tudo o que nos faça felizes comprando ou adquirindo o (s) produto
(s) anunciado (s).
Propor as seguintes questões: (pode-se
acrescentar outras)
1- O que o texto diz?
2- Quem produziu este texto?
3- Com que objetivo esse texto foi criado?
4- A que público, classe social se dirige?
5- O universo/contexto que está presente no texto
é imaginário ou real?
6- Este texto estabelece relação com outro texto
que você já leu?
7- O tema sugerido é utópico ou não? Analise a
(s) possibilidade (s) de ser algo atingível/possível ou não.
8-Qual
o suporte de circulação? Onde se encontra veiculada a propaganda?
9- Que
recursos (visuais, imagens, cores, palavras...) foram utilizados pelo produtor
do texto?
10- Que
leitura é possível fazer do texto? Que informações ficam explícitas e quais
ficam implícitas, encontram-se nas entrelinhas do texto em questão?
(...)
Essas questões são
norteadoras para uma análise das propagandas escolhidas pelos alunos de forma
geral.
* pode-se fazer a correção
de uma ou duas propagandas de forma oral.
Pesquisa no laboratório de informática
- Trabalho em grupo (3 a
4 alunos)
Levar
os alunos ao laboratório de informática a fim de pesquisarem os conceitos de
Propaganda e Publicidade. Deverão buscar conhecer os significados etimológicos
das palavras e alguns elementos que fazem parte das peças publicitárias.
Após a pesquisa e
anotações no caderno, cada grupo deverá propor um conceito geral simplificado e
de fácil compreensão sobre o que é Propaganda e o que é Publicidade.
Produção
de cartazes
Confeccionar cartazes bem coloridos
com os conceitos pesquisados e elaborados pelos grupos. Fixar no mural da
escola ou da sala de aula.
Mais...Poderão confeccionar também
cartazes instigando os alunos da escola a pensarem sobre se deixam seduzir
pelas propagandas ou não.
Sugestão: As propagandas são
importantes para você? Você já comprou
algo que viu numa propaganda e se arrependeu? Como seria nossa vida sem
propagandas? A propaganda contribui para
um consumismo exagerado?...
Inicia-se uma sequência de
leitura, análise e compreensão de várias
peças publicitárias abordando temáticas sobre alimentação, moda/beleza, carro,
campanhas publicitárias, etc.
Análise direcionada de propagandas
Propaganda A
(antibagismo)
01) Esta propaganda vende um produto ou
uma ideia?
02) Quem é o produtor desta peça? E qual
sua função?
03) Para que público essa propaganda se
destina?
04) Com que finalidade esse texto foi
produzido?
05) Em que locais normalmente propagandas
desse tipo podem ser vistas?
06) Há elementos não verbais na propaganda
que aguçam os sentidos. Quais são e que mensagem transmitem?
07) Há um símbolo visual presente na
mensagem semelhante a placas de sinalização de trânsito. Identifique-o e
transcreva a ideia que ele transmite.
08) Que ideias são transmitidas pelos
outros símbolos de sinalização semelhantes ao PROIBIDO FUMAR ou NÃO FUME? Tente
desenhá-los ou descrevê-los:
09) Comente os aspectos persuasivos da
propaganda sobre a ideia de que fumar faz mal à saúde.
10) O que sugere a frase em cima do número
do telefone?
11) O que indica a conjunção também
presente no corpo do texto verbal?
12) Tente
recordar outras propagandas sobre o assunto e escreva um pequeno texto
descrevendo-as. (Você poderá socializar com a turma).
Propaganda B
(refrigerante)
01) Que produto está sendo anunciado e qual é o seu
público-alvo?
02) O que é mais importante para a
compreensão desta propaganda: o texto verbal ou o não verbal? Justifique sua
resposta:
03) Conhecer o significado da palavra diet é muito importante para
compreender a mensagem da propaganda, por quê?
04) O que há, na foto, que comprova que o personagem
é consumidor do produto anunciado? Isso é possível ou é
algo imaginário? Comente:
05) Qual a interpretação que podemos
fazer da leitura do da propaganda e da imagem por ela veiculada?
* Corrigir
as atividades para que os alunos possam expor suas respostas e verificar
se as hipóteses (possíveis interpretações iniciais) se confirmam.
Você sabia que...
Existe um Órgão
de Proteção e Defesa do Consumidor - o
PROCON. Atua em todo Brasil em defesa do consumidor, e orienta os consumidores
em suas reclamações, informa sobre seus direitos, e fiscaliza as relações
de consumo...
Obs. Caso perceba a carência de informações sobre o conhecimento do
PROCON oportunize uma consulta ao site www.procon.pr.gov.br
Atividade de escrita
- Fala-se
muito, atualmente, dos direitos do cidadão. Você já deve ter visto
propagandas que divulgam informações falsas... enganosas.... Caso você
precisasse acionar o PROCON, por propaganda enganosa como escreveria? Registre
neste espaço a sua reclamação.
Após produção, socializar com os colegas quais seriam e como seriam
efetuadas as reclamações. O professor deverá intervir de forma a orientar os
alunos como proceder corretamente no caso de precisarem acionar os serviços do
PROCON.
Propagandas B e C (chocolates)
B)
Atividade oral.
Algumas perguntas
de pré-leitura devem ser aferidas aos alunos partindo da ideia de explorar
o que eles já sabem, conhecem e querem contribuir a respeito do assunto.
- Vocês sabem o que é propaganda? E publicidade?
- Vocês leem, gostam ou não de
propagandas?
- Onde a publicidade pode ser
encontrada?
-
Quais propagandas assistem? Onde?
- Que tipos de propagandas lhe chamam
a atenção? São mais atraentes?
- Que características elas têm em
comum?
- Por que se produz propagandas?
- Você já ouviu falar em propaganda
enganosa? Sabes o que fazer quando isso acontece?
- A propaganda é um texto? Por quê
As respostas deverão ser analisadas e
coordenadas pelo professor que após ouvir e promover a discussão deverá fazer
anotações em folha à parte para comparar as expectativas e subsidiar as
próximas etapas, bem como a avaliação do processo.
Mostras do gênero
Propor
mostras do gênero e selecionar várias propagandas com diversas temáticas: moda,
alimentação, beleza, saúde, bebida, masculinidade, feminilidade, status etc...
a fim de que os alunos depreendam características
do gênero. Apresentar em cartazes, recortes ou slides. A partir das amostras os
alunos terão oportunidade de elencar e reconhecer elementos como conteúdo
temático, estilo e construção composicional do gênero. Propiciar a leitura e análise
silenciosa e individual de cada uma pelos alunos.
Os que desejarem poderão
fazer anotações sobre os elementos básicos identificados nas propagandas, numa
perspectiva ascendente (SOLÉ. 1999), como: Identificação do tema, das cores, do
slogan, da marca, dos recursos
verbais e não verbais... e, simultaneamente a leitura numa perspectiva
descendente (SOLÉ, 1999) na qual poderão inferir seus conhecimentos prévios e o
que compreendeu da propaganda em análise.
Trocando
ideias e aprendendo mais...
1. Os
alunos que desejarem poderão expor suas anotações, socializar de forma
espontânea, com a turma, as leituras individuais que efetuaram. Neste momento o
professor deverá mais ouvir do que
intervir.
2.
Após os alunos socializarem suas observações “leituras” sobre as
propagandas sugeridas, o professor procede a análise individual dos anúncios selecionados.
Para isso, deverá aplicar o embasamento
teórico adquirido no estudo de obras sobre leitura e leitura do texto
publicitário/propagandas, mais o seu conhecimento de mundo aplicando as experiências
vivenciadas em sua prática pedagógica.
Sugere-se considerar os
pressupostos de Vestergaard e Schroder
abordados na fundamentação deste projeto para análise dos textos, como:
-
A
escolha do público - se, homem, mulher, criança... o receptor. Esse texto foi elaborado para
quem? Para que classe social?
-
O
espelho psicológico - (o universo/contexto que está presente no texto é
imaginário ou real?
-
A
utopia do tema - identificar o tema (juventude, sexualidade, beleza,
alimentação, saúde, qualidade de vida, masculinidade, feminilidade..e analisar
a (s) possibilidade (s) de ser algo atingível/possível ou não.
-
Os
recursos visuais, audiovisuais – imagens, cores, luz, foco, palavras escritas
associadas ao logotipo da empresa “X” com o intuito de persuasão do leitor;
-
As
ideologias presentes – perceber o escapismo da realidade “real”, uma fuga daquilo
que não gostamos, não queremos e não temos para uma realidade “imaginária” que
podemos ter tudo o que nos faça felizes comprando ou adquirindo o (s) produto
(s) anunciado (s).
Propor as seguintes questões: (pode-se
acrescentar outras)
1- O que o texto diz?
2- Quem produziu este texto?
3- Com que objetivo esse texto foi criado?
4- A que público, classe social se dirige?
5- O universo/contexto que está presente no texto
é imaginário ou real?
6- Este texto estabelece relação com outro texto
que você já leu?
7- O tema sugerido é utópico ou não? Analise a
(s) possibilidade (s) de ser algo atingível/possível ou não.
8-Qual
o suporte de circulação? Onde se encontra veiculada a propaganda?
9- Que
recursos (visuais, imagens, cores, palavras...) foram utilizados pelo produtor
do texto?
10- Que
leitura é possível fazer do texto? Que informações ficam explícitas e quais
ficam implícitas, encontram-se nas entrelinhas do texto em questão?
(...)
Essas questões são
norteadoras para uma análise das propagandas escolhidas pelos alunos de forma
geral.
* pode-se fazer a correção
de uma ou duas propagandas de forma oral.
Pesquisa no laboratório de informática
- Trabalho em grupo (3 a
4 alunos)
Levar
os alunos ao laboratório de informática a fim de pesquisarem os conceitos de
Propaganda e Publicidade. Deverão buscar conhecer os significados etimológicos
das palavras e alguns elementos que fazem parte das peças publicitárias.
Após a pesquisa e
anotações no caderno, cada grupo deverá propor um conceito geral simplificado e
de fácil compreensão sobre o que é Propaganda e o que é Publicidade.
Produção
de cartazes
Confeccionar cartazes bem coloridos
com os conceitos pesquisados e elaborados pelos grupos. Fixar no mural da
escola ou da sala de aula.
Mais...Poderão confeccionar também
cartazes instigando os alunos da escola a pensarem sobre se deixam seduzir
pelas propagandas ou não.
Sugestão: As propagandas são
importantes para você? Você já comprou
algo que viu numa propaganda e se arrependeu? Como seria nossa vida sem
propagandas? A propaganda contribui para
um consumismo exagerado?...
Inicia-se uma sequência de
leitura, análise e compreensão de várias
peças publicitárias abordando temáticas sobre alimentação, moda/beleza, carro,
campanhas publicitárias, etc.
Análise direcionada de propagandas
Propaganda A
(antibagismo)
01) Esta propaganda vende um produto ou
uma ideia?
02) Quem é o produtor desta peça? E qual
sua função?
03) Para que público essa propaganda se
destina?
04) Com que finalidade esse texto foi
produzido?
05) Em que locais normalmente propagandas
desse tipo podem ser vistas?
06) Há elementos não verbais na propaganda
que aguçam os sentidos. Quais são e que mensagem transmitem?
07) Há um símbolo visual presente na
mensagem semelhante a placas de sinalização de trânsito. Identifique-o e
transcreva a ideia que ele transmite.
08) Que ideias são transmitidas pelos
outros símbolos de sinalização semelhantes ao PROIBIDO FUMAR ou NÃO FUME? Tente
desenhá-los ou descrevê-los:
09) Comente os aspectos persuasivos da
propaganda sobre a ideia de que fumar faz mal à saúde.
10) O que sugere a frase em cima do número
do telefone?
11) O que indica a conjunção também
presente no corpo do texto verbal?
12) Tente
recordar outras propagandas sobre o assunto e escreva um pequeno texto
descrevendo-as. (Você poderá socializar com a turma).
Propaganda B
(refrigerante)
01) Que produto está sendo anunciado e qual é o seu
público-alvo?
02) O que é mais importante para a
compreensão desta propaganda: o texto verbal ou o não verbal? Justifique sua
resposta:
03) Conhecer o significado da palavra diet é muito importante para
compreender a mensagem da propaganda, por quê?
04) O que há, na foto, que comprova que o personagem
é consumidor do produto anunciado? Isso é possível ou é
algo imaginário? Comente:
05) Qual a interpretação que podemos
fazer da leitura do da propaganda e da imagem por ela veiculada?
* Corrigir
as atividades para que os alunos possam expor suas respostas e verificar
se as hipóteses (possíveis interpretações iniciais) se confirmam.
Você sabia que...
Obs. Caso perceba a carência de informações sobre o conhecimento do
PROCON oportunize uma consulta ao site www.procon.pr.gov.br
Atividade de escrita
- Fala-se muito, atualmente, dos direitos do cidadão. Você já deve ter visto propagandas que divulgam informações falsas... enganosas.... Caso você precisasse acionar o PROCON, por propaganda enganosa como escreveria? Registre neste espaço a sua reclamação.
Propagandas B e C (chocolates)
B)
02) Que nota você daria de 0 a 10
a ela? Justifique sua escolha, utilizando, pelo menos, dois fortes argumentos:
03) Explique o que os termos
em oposição sugerem e a importância dos mesmos nesta propaganda:
04) Como você reescreveria esta mesma
propaganda para alertar as pessoas quanto ao consumo excessivo de doces?
05) O que as letras com tamanhos
irregulares na propaganda sugerem?
06) Na propaganda há o casamento
entre a linguagem verbal e não verbal. Considerando que existisse apenas a
linguagem verbal, seria possível saber de que produto se tratava? Por quê?
07) Uma propaganda mais antiga do
chocolate BIS utilizava o seguinte slogan: “Bis! É impossível comer um só!” O
nome desse chocolate traz implícito um convite ao seu consumo. Explique isso, relacionando
a propaganda que você está analisando!
08) Qual o possível público-alvo
para essa propaganda?
09) Quais os argumentos que foram
utilizados para convencer o leitor a comprar o produto?
10) Que tipo de apelo foi
utilizado na propaganda: o emocional ou o racional? Justifique sua resposta:
C)
01) Quem protagoniza o anúncio pode ser
considerado o público – alvo deste produto?
02) Que recursos o produtor usou para convencer os
possíveis consumidores a adquirirem o produto?
03) O que indica a separação de sílabas da
palavra caramelizado?
04) Qual é o objetivo dessa propaganda?
05) Podemos identificar outro gênero textual que o
criador desta propaganda utilizou-se para compor o texto inicial do anúncio.
Que gênero é este?
06) Além do chocolate, outro produto da mesma
marca é anunciado nesta propaganda. Qual é?
07) Comente sobre o dito popular: ‘matou dois
coelhos com uma cajadada só”,
08) Geralmente as crianças são alvo deste tipo de
anúncio publicitário. Por quê?
09) Como você usaria esta mesma propaganda para
alertar as pessoas quanto ao consumo excessivo de doces?
Propaganda
D (campanha conscientização) Medicamentos
01) O que a propaganda pretende? O que
você pensa a respeito disso? Opine:
02) A propaganda em estudo vende um
produto ou uma ideia? Por quê?
03) A quem se refere o verbo DESCARTE
utilizado no texto ? A quem se destina essa campanha?
04) Qual o tema da propaganda analisada?
05) Você acha que a propaganda foi
criativa? E convincente? Justifique sua resposta:
06) Em sua opinião, por que o autor
fez uso dessa propaganda sobre o descarte correto de medicamentos?
07) Comente o mote: “ATITUDES QUE
VALEM MAIS”:
08) Em que locais você acredita que
podem ser descartados os medicamentos:
(
) cestos de lixo
(
) postos de saúde
(
) no vaso sanitário
(
) farmácias
(
) hospitais
(
) na pia
Propaganda E
(exploração infantil)
01) Quem produziu essa propaganda e com que
objetivo?
02) O assunto é local ou abrange outras regiões?
03) Comente sobre a expressão: “Nesse carnaval
abuse da alegria”:
04) Pode-se dizer que no período de carnaval esse crime aumenta? Por quê?
05) Como o uso das cores deixa o anúncio mais
atraente?
06) O que é preciso, segundo a propaganda, para
fazer parte do bloco da cidadania? Que outras atitudes, em sua opinião, podem
contribuir para a cidadania?
Atividade
de escrita:
* Redija um parágrafo
dissertativo-argumentativo sobre a questão: “Merece cadeia quem pratica a
exploração sexual infantil”?
Análise e produção textual
Propaganda F (beleza/sensualidade) O Boticário
01) Este texto estabelece relação com
outro (s) texto (s) que você já leu ou conhece? Qual (is)?
02) Observe a expressão facial da falsa
“Branca de Neve” e indique algumas características que lhe são sugeridas.
03) Relacione a imagem da mão segurando a maçã a
uma personagem antagonista do texto clássico “Branca Neve e os sete anões”.
Hoje, poderíamos dizer de quem seria essa mão? Comente.
04) Identifique o slogan da marca
anunciada nesta propaganda. Você acredita que você pode ser o que quiser usando
os seus produtos?
05) Que mensagem ou ideia pode ser
abstraída do texto verbal localizado acima da maçã e à esquerda da
protagonista?
06) Pode-se dizer que essa afirmativa é
arbitrária e não condiz com as características da personagem clássica Branca de
Neve? Por quê?
07) Quem é o produtor deste texto e para que
público-alvo?
08) Procure observar uma foto/imagem
da Branca de Neve personagem clássica e a da moça da propaganda. Relacione o
que elas têm em comum e as diferenças. Escreva algumas linhas expressando sua
opinião a respeito da mudança de comportamento da mulher com o passar dos anos.
Dando
sua opinião
* Teça um comentário demonstrando sua
opinião sobre: você acredita que é possível ou não atingir esse padrão de
beleza usando os produtos desta marca?
Propaganda G (segurança/cadeado) Papaiz
01) Esta propaganda trata de que
produto? Ele pode ser associado a que área da vida das pessoas?
02) É possível reconhecer traços
característicos de cada membro da família
que podem adquirir esse produto a partir dos elementos não verbais. Observe e descreva
essas características associando-as aos membros da família que usariam o
produto.
03) O que pode estar subentendido no
vocábulo adverbial “finalmente”?
04) Este anúncio trata de um produto
relevante a vários consumidores que têm interesse em adquiri-lo. Quem são eles?
Por que comprariam? Comente.
Vapt-vupt; simulação rápida de uma propaganda
Pense em outros produtos atrelados à
segurança das pessoas. Em cartazetes
faça uma pequena peça publicitária anunciando as vantagens do (s) produto (s) selecionado (s):
Propaganda H (alimentação – McDonalds)
Sugerir uma análise geral (tempestade
de ideias) antes das questões. Expor a imagem e deixar que os alunos expressem
o que pensam e o que veem nesta propaganda.
Após conversarem, propor as questões
para reflexão.
- Você conhece este produto? Onde
ele pode ser encontrado?
- Que público pode consumir este
produto? Pode ser encontrado e adquirido por qualquer pessoa? É acessível
para quem mora no interior?
- Por que será que não
aparecem palavras neste anúncio?
Justifique.
- Comente os traços fisionômicos do
bebê. O que fica implícito na expressão facial dele?
- A propaganda está coerente com a
vida real? Como ou quais são as recomendações a respeito da alimentação
para um bebê. Podemos dizer que a publicidade usou de uma imagem apelativa
a fim de passar que ideia aos consumidores?
Propaganda I (Pepsi twist)
01) Que produto está sendo divulgado nesta
propaganda?
02) Você se enquadra como um consumidor deste
produto? Por quê?
03) Observando o cenário em que o produto é
colocado, estabeleça a relação entre os elementos personagem e
produto.
04) A frase em inglês no canto superior direito,
mesmo para os não entendedores deste idioma pode ser facilmente entendida. Como?
05) Que sensações este anúncio desperta em você e
tenta-o a adquirir este produto? Que
elementos são responsáveis por isso? Comente.
06) Sabe-se que o consumo deste tipo de produto
não é recomendado pelos que cuidam da nossa saúde (os médicos). Por quê?
07) O que você tem a dizer sobre a quantidade de
propagandas que instigam as pessoas a consumirem um produto que não faz bem à
saúde? Que outros produtos você conhece e que faz parte desta lista?
Propagandas em
Outdoor
Propor uma consulta ao site http://pt.wikipedia.org/wiki/Outdoor que traz explicações e um histórico sobre esse
tipo de propaganda. Outros sites podem ser consultados.
- Dividir a turma em grupos e
distribuir as propagandas divulgadas em Outdoor para lerem e analisarem os
recursos empregados neste suporte.
- Cada grupo deverá expor o que
compreenderam da mensagem, bem como comentar sobre os recursos empregados.
- Tarefa
de casa: Poderão
tirar fotos de outros outdoors expostos na cidade e trazerem para análise
na sala de aula.
Outdoor 1 - eleições
Outdoor 2 - trânsito
Outdoor 3 - motel
Outdoor 4 – motel
Outdoor 5 - sinalização
Outdoor 6 - pepsi
Outdoor 8 - Mcdonalds
Outdoor 9 - prefeito
Outdoor 10 - dengue
- Cada grupo expõe a análise da sua
propaganda.
- Caso alguém trouxe fotos de
outras propagandas em outdoor socializar com a turma via projetor
multimídia ou TV pendrive.
Diálogo entre
gêneros: Cinema x Propaganda
Por
meio de slides, o professor deverá levar as propagandas da *Hortifruti para os alunos
refletirem de forma mais descontraída sobre a criatividade e o diálogo que
ocorre entre o cinema e a propaganda. Uma propaganda mais “saudável”,
inteligente, sem apelos sensuais ou subliminares. Pode ser oral ou escrita.
Obs.: *A Hortifruti é a maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Vamos conferir várias peças publicitárias da campanha da Hortifruti e refletir sobre:
1)
O que teria motivado a criação dessas propagandas?
2)
Que tipo de informações são mais importantes do ponto de vista do consumidor e
do ponto de vista do fabricante?
3)
Quem produziu estes textos e para que público?
4)
Identifique o filme que dialoga com a propaganda buscando elementos que os
aproximem.
5)
Você se lembra de outras propagandas parecidas com estas? Quais?
Peça 1.
Peça 2.
Peça 3.
Peça 4.
Peça 5.
Peça 6.
Peça 7.
Peça 8.
Peça 9.
Peça 10.
Peça 11.
Peça 12.
Peça 13.
Peça 14.
Peça 15.
Peça 16.
Peça 17.
Peça 18.
Peça 2.
Peça 3.
Peça 4.
Peça 5.
Peça 6.
Peça 7.
Peça 8.
Peça 9.
Peça 10.
Peça 11.
Peça 12.
Peça 13.
Peça 14.
Peça 15.
Peça 16.
Peça 18.
show de bola.
ResponderExcluirmuito interessante,boas atividades,gostei.
ResponderExcluirmuito legal
ResponderExcluir